segunda-feira, 11 de junho de 2012

Fwd: versículos 84 a 108





Mensagem original
De: jose carlos lima < ideiasemarmario@yahoo.com.br >
Para: edson_barrus@ig.com.br
Assunto: versículos 84 a 108
Enviada: 16/12/2005 12:51

93 Ai, excluído, fui conversar com qualquer um
Com militar do exército brasileiro não pode
E se ele me matar?
Quem sabe com os moradores de rua?
Quem sabe com um pedreiro?
E foi isto o que fiz
Entrei numa construção
Eu ( na construção, um colégio, de nome Lyceu de Goiânia...Vou entrando pela porta dos fundos, que estava aberta... vou entrando até encontrar com um moço): eu estou meio perdido aqui... vim procurar um amigo meu e não encontro... sei lá... acho que ele midou....foi embora....sei lá.... ele dava aula de teatro aqui neste colégio. Como é mesmo o seu nome?
Ele: Leo. Eu sou pintor. Pinto paredes. Estamos pintando este colégio.
Eu: que bom. Também fiz pintura... na faculdade de artes visuais.... mexo com arte...que bom... tudo é pintura... para mim não tem diferença... tudo é arte... Eu estou com um problema sério...
Ele ( com ar de assustado): o que foi?
Eu: tenho que ir para o Rio de Janeiro daqui há alguns dias
Ele: que bom!!!! Você vai passear. Isto é bom
Eu: não vou passear. Vou de bermuda. Vou e volto. Vou ficar somente três horas lá. Vou fazer=apresentar=vivenciar um versículo e volto. Enfim, vou a trabalho. O problema é que não sei se vou ou não. Estou com a passagem comprada. De avião. Se eu for, vou estar viajando de avião pela primeira vez.
Ele: eu nunca andei de avião. Tenho medo. Sei lá. A gente vê lá de cima... as coisas tão pequenas lá embaixo?  Eu, heim? Nem pensar...
Eu: pois é,  mas vou ter que ir. Falando nisso, que dia é hoje?
Ele: quinta-feira...
Eu: quinta-feira? Não acredito... Achei que hoje fosse segunda-feira!!! Meu Deus, só tenho a manhã=amanhã para arrumar minha viagem ou então vender a passagem se eu não for!!!  Quer dizer que hoje é quinta-feira?
Ele: sim. Hoje é quinta feira. Amanhã é sexta. E aí já é sábado.
Eu: meu Deus, onde eu estava? Perdi a noção do tempo=espaço!!! O que faço agora? Será que vou ter que ir de qualquer jeito? Nem sei o que vou apresentar lá!!!!!
Ele: apresenta qualquer coisas.... apresenta suas coisas.... você gosta de fazer o que?
Eu: de escrever
Ele: então apresenta seus escritos... Lê seus textos.... O meu pai adora ler. .. Ele deve estar ali, enfurnado naquela bagunça. E aponta um quarto cheio de brugunços, coisas velhas, de construção,  ferros velhos misturado com gente. É ali que se recolhe para ler depois da lida=trabalho sol a pino.  Ele está lendo Memorial de Maria Moura...
Eu: seu pai é de qual cidade?
Ele: do Rio de Janeiro
Eu: ah, vou ter que conversar com ele. Ele vai ter que me ajudar. Nem sei como se chega no Rio de Janeiro. Qual o telefone dele?
Ele: o nome dele é Sandro. O telefone dele é 96844425.
Eu: ta aqui na construção? Posso falar com ele?
Ele: ele não está aqui. Está no Hospital Materno Infantil
Eu: alguém doente?
Ele: Não. Ele foi pintar umas portas. Ele é o Hélio, aliás, ele e o Hélio ( entendi Edson).
Eu: Hélio ou Edson?
Ele: tanto faz
Eu ( telefonando): quem ta falando?
Ele: o Sandro
Eu: eu to indo para o Rio de Janeiro. O seu filho disse que você conhece o Rio. Não conheço nada lá. Você pode me orientar?
Ele: claro. Com o maior prazer. Posso te ajudar sim. Estou aqui no Hospital, desde cedo. Vou sair após as 23 horas, temos que terminar este serviço. Você pode vir aqui.
Eu: não vou não. Ta tarde. Amanhã eu volto aqui na construção.
Ele: ta bom... como você achar melhor.
Eu ( conversando com o pedreiro=pintor=filho): não sei se eu vou...
Ele : vai cara... apresenta tuas coisas... não se esqueça de que, como diz o ditado popular, o raio não cai duas vezes no mesmo lugar... se você foi convidado, vá.... se você não for,  poderá não ser convidado quando você quiser ir. Vá
Eu: sabe como eu vou. Vou ser grato a você pelo resto da vida. Sabes como eu ia chegar no sábado achando que ainda era 3ª. Feira? Enfim, eu ia perder a passagem. Agora posso até vende-la, ainda é tempo, se eu não for, vendo a passagem.
Ele: você vai, vende a passagem lá no Aeroporto do Rio, dorme lá e volta de ônibus.
Eu: não sei. To tão inseguro! Não sei que obra devo apresentar lá. Embora eu possa ir somente para me encontrar com o pessoal. Não há uma obrigação. Não sou obrigado a apresentar nada. Tenho umas fitas=sons=vídeos=fotos=escritos=objetos=projetos de ações=performances lá em casa. Mas é tão bagunçado que não consigo encontrar nada. Eu posso fazer um prato=comida.
Ele: sou ruim de cozinha
Eu: posso apresentar uma brincadeira, uma prenda. Você sabe alguma? Aquelas brincadeiras de criança... Vou colocar o pessoal lá para participar de uma prenda... Quem perder vai ter que usar uma roupa que vou levar... Uma burca cristã=islâmica....
Tem uma que é uma brincadeira assim: você risca um desenho no  chão.... escreve uns números... e vai pulando de quadro em quadro.... tem outro que você põe um pequeno pedaço de toa=pedra na cabeça, faz um movimento... joga a pedra de costas e tem que acertar num alvo x... não acertando, perdeu....
Ele ( riscando=desenhando no chão,  começa a me ensinar. Ele me ensina=fala das várias brincadeiras=jogos=prendas que, quando não existia TV, spin verbalizadora, pessoa jurídica, as pessoas brincavam. Era muito gostoso.): Tais brincadeiras a gente brincou muito, lá em Goianésia, minha cidade. Com o tempo, tais brincadeiras foram substituídas por brigas=mortes=gangs=bairrismos=ódio. Eu mesmo já participei muito destas brigas, meus colegas participaram. Depois que casei, acabou.
Eu: então... ta vendo....é a força da amizade.... você, como amigo da sua mulher, sofreu uma transformação.... que bom..... estou querendo ler um livro, "As Éticas dos Amigos, A Reinvenção da Amizade", de Edson Passetti. Vou ver depois com o seu pai. Ele gosta de ler, eu não gosto... Vou ver se ele ler para eu escutar. Posso até pagar pra ele o livro pra mim. Pra ler e me explicar=interpretar o livro. Só gosto de escrever. De ler não gosto. Tomei raiva=traumatismo de literatura porque a professora parecia falar estrangeiro. Ela buzinava no meu ouvido o tempo todo uma palavra que até hoje não esqueço mas não sei o significado, que é a palavra "Parnasianismo'.
Eu: você sabe o que é isso?
Ele: não

Nenhum comentário:

Postar um comentário